Grama sintética ou natural: o que muda no tamanho do campo de futebol?

grama sintética ou natural

Faaaala, boleiragem! Aqui quem fala é o Professor Touro Loko, direto da resenha mais raiz do futebol brasileiro! E hoje o assunto é daqueles que dá pano pra manga no vestiário: grama sintética ou natural, tem diferença no tamanho do campo de futebol? Será que é só ilusão de quem tomou carretilha no society?

Puxa a cadeira, segura o isotônico, ou água com gás, e vem comigo descobrir o que muda quando o tapete é de verdade… ou de plástico!

Saiba mais +

Grama é tudo igual? Nem no pensamento!

Você já deve ter olhado para aquele campo de futebol bonito, com a grama verdinha, e se perguntado: será que é de verdade ou é de mentira? Bom, vai depender muito do jogo! Mas será que a mudança do material pode interferir na forma como os jogadores executam a sua gameplay? Vamos conferir!

A natural: a velha senhora dos gramados

Essa é uma clássica, respeitada, cheia de história. A grama natural é tipo aquele camisa 10 veterano que já viu de tudo nessa vida. Precisa de cuidados, aguenta bem as pancadas (quando tá seca) e tem um cheirinho de futebol raiz que arrepia até mesmo o zagueiro brucutu.

Mas ó: se chover, vira sabão! Se o jardineiro faltar, vira mato. E se tiver Copa do Mundo, ela vira estrela! Então, vamos dizer que essa gracinha depende muito dos cuidados que os envolvidos decidem ter com ela.

A sintética: a moderninha da parada

Ahhh, a grama sintética. Essa aí é tipo jogador que faz vídeo nas redes sociais antes de começar o treino. Ela é bem moderna, prática, sempre com uma carinha bem bonita. Ela não precisa de sol, de água, muito menos de carinho. O máximo que ela vai exigir é um rodo de vez em quando, só pra tirar o excesso!

A bola corre que nem informação errada em grupo do zap, e o campo geralmente é um pouco mais compacto, principalmente nas partidas de society. Mas cuidado, boleiro: caiu de carrinho, o rolado bem com gosto de borracha queimada! Além disso, pode gerar um baita machucado.

E o tamanho do campo, muda mesmo?

Todo mundo sabe que pro futebol ser completo é necessário muitos elementos e regulamentações, desde a posição dos jogadores de futebol até o tamanho do campo. Mas será que se a gente troca o material do gramado, as medidas são modificadas também? Vem comigo pra gente descobrir essa juntos!

Regras oficiais: o que a FIFA diz

Tá na hora de botar ordem nessa resenha! A FIFA, essa tia bem séria do futebol, diz que o campo oficial tem que ter entre 100 e 110 metros de comprimento, e 64 a 75 metros de largura. Isso quer dizer que há um limite, mas o estagiário ainda consegue uma folga no compasso pra errar alguns metros.

Tanto faz se a grama é natural ou sintética. O tamanho pode ser o mesmo. O que vale é seguir o regulamento. No entanto, na prática a gente vê outra história e nem sempre os organizadores respeitam o que manda no livro!

Na prática, muda sim

A gente pode até ter brincado um pouco, falando que não muda nada e que é necessário seguir as regrinhas da FIFA. No entanto, na realidade, pode ter algumas mudanças durante a partida, sim. Vamos conferir?

Grama sintética em estádios menores

Na boleiragem da vida real, a grama sintética costuma aparecer onde não tem muito espaço, tipo em campo society, quadra coberta ou aquele terreno mais apertado no meio do bairro. Por isso, é comum ver gramado sintético com campo menor, dentro das medidas permitidas, é claro.

É tipo um futebol de toca rápida: a bola corre mais, o jogo é mais frenético, e não dá tempo nem de pensar no churrasco depois da pelada.

Grama natural e seus caprichos

Agora, se o campo é de grama natural, aí a história muda. Precisa de espaço pra crescer, sistema de drenagem, manutenção constante, e se bobear, até de um jardineiro inspirado. Campo natural tende a ser mais largo, mais longo e mais cheio de estilo.

Qual é a melhor grama, então?

Chegou a pergunta de um milhão de dólares! Todo boleiro já se pegou nessa discussão: qual grama é melhor, a natural ou a sintética? E como bom resenheiro raiz, o Professor Touro Loko vai te responder: a verdade é que não tem uma resposta única. Vai depender do estilo de jogo, do tipo de campeonato, da estrutura e até do humor dos jogadores.

Conclusão do Touro Loko na Resenha

E pra fechar essa resenha digna de final de Libertadores, o Professor Touro Loko deixa o papo: não é a grama que faz o craque, é a atitude em campo. Tanto faz se é sintética ou natural, se tem buraco ou rolo compressor de manutenção. O que vale é o futebol ser jogado com raça, respeito e, claro, uma malandragem saudável.

Agora me diz, qual grama você prefere pisar com a sua chuteira meia sola? A resenha tá aberta!

Espero que o conteúdo sobre Grama sintética ou natural: o que muda no tamanho do campo de futebol? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Esporte e Lazer

Assessoria de Imprensa

Nossa assessoria de imprensa dedica-se a conectar marcas, organizações e influenciadores com o público certo através de estratégias de comunicação eficazes e personalizadas.

Conteúdo exclusivo