Como funciona a formação 4-3-3?

A formação 4 3 3 é um esquema tático, também conhecido como formação, do futebol que consiste em 4 defensores, 3 jogadores pelo meio de campo e mais 3 jogadores posicionados no ataque.
Com muitas variações táticas que o futebol pode oferecer, vamos entender como funciona essa popular formação e suas aplicações que são tão usadas por grandes treinadores do mundo da bola.
O que é a formação 4-3-3 no futebol?
A formação 4 3 3 é uma organização no futebol com 4 jogadores na defesa (2 laterais e 2 zagueiros), 3 meio-campistas (podendo ser mais ofensivos ou defensivos, dependendo do estilo de jogo do time) e 3 jogadores ofensivos (2 pontas e 1 centroavante).
Essa formação é amplamente usada no futebol, com nomes como Pep Guardiola utilizando-a em sua passagem por clubes como Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City. No Brasil, também se usa muito. No último Brasileirão, o Red Bull Bragantino começou o campeonato com um trio de atacantes abertos e um atacante no centro circulando o campo.
Como funciona a formação 4-3-3? Quais as vantagens?
A formação 4 3 3 tem muita aplicação no futebol atual por conta de sua maleabilidade, a defesa pode se compactar com 4 jogadores atrás, mas também podem utilizar os laterais de maneira ofensiva ao exercerem pressão e o meio campo pode tanto exercer pressão sem a bola quanto ter bastante espaço para a ligação com o ataque através de passes.
A principal vantagem do 4-3-3 é o seu ataque, apesar de funcionar defensivamente também. No ataque, uma equipe utilizando esse esquema tático cria triângulos e espaço para passe e também pode avançar com seus 3 atacantes e o apoio de mais 1 ou 2 meio-campistas para que possam superar numericamente o adversário.
Quando usar a formação 4-3-3?
É uma formação que funciona muito bem com times que trabalham na criação de espaços ofensivos e aplicação de pressão. O Barcelona do Pep Guardiola, por exemplo, era um time que sempre usava esse esquema tático e seu time brilhava em como meias como Xavi e Iniesta achavam espaço nos times rivais, achando Messi, David Villa ou Pedro.
A equipe também deve saber se compactar ao perder a bola, o Liverpool de Jurgen Klopp exigia até de seus atacantes o recuo para a marcação quando estavam sem a posse, além é claro que dos meias que sabiam atuar defensivamente e depois realizar contra-ataques com velocidades pela lateral de campo.
Qual a diferença entre a formação 4-3-3 e 4-4-2?
A formação 4-4-2 costuma atuar melhor defensivamente do que a formação 4 3 3 graças a ter um jogador a mais no meio-campo e reposição e menos um no ataque. Apesar disso, um time em formação 4-3-3 pode ter uma defesa sólida, dependendo dos seus jogadores e da estratégia aplicada.
Ao optarem por ter 4 meias e apenas 2 atacantes, se o time for desorganizado, um time na formação 4-4-2 pode ter suas duas opções ofensivas muito isoladas do resto do time, exigindo mais do seu meio de campo para que saibam acionar o ataque e também que os atacantes se movam mais para buscar uma posição mais livre.
A formação 4-3-3 é ofensiva ou defensiva?
O 4-3-3 é mais relacionado com um esquema ofensivo, com jogadores bem distribuídos em todas as posições, o time tem um equilíbrio em todas as áreas do campo. Na formação 4-3-3, seu time pode ocupar muitas posições de ataque, com os meias ou os laterais subindo, e prender o outro time em seu campo de defesa.
Um ponto importante para entender a ofensividade desse esquema tático é pensar também em como os meias abrem espaço nos lados de campo, dando margem aos laterais do time para se posicionarem à frente do que costumam jogar em formações mais conservadoras.
O 4-3-3 se tornou uma das formações mais usadas no futebol graças à sua adaptabilidade, equilibrando defesa, meio-campo e ataque. Essa formação é capaz de jogar em diversos cenários diferentes, tanto no ataque quanto na defesa, tal qual o Red Bull Bragantino quando adotava essa formação.
Espero que o conteúdo sobre Como funciona a formação 4-3-3? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo